Vídeos
Polo de Itaipuaçu recebe Sarau do Maricá das Artes

Encontro cultural é gratuito e reúne roda de leitura, doação de livros e apresentações de música e poesia. A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, realiza nesta quinta-feira (28/07), a partir das 18h30, mais uma edição do Sarau do Maricá das Artes, no Polo de Itaipuaçu. O evento é gratuito e conta com roda de leitura, doação de livros, participação de poetas, escritores, músicos e outros artistas que queiram mostrar seus talentos em um microfone aberto.

Anselmo Mourão
“O Sarau é mais uma forma de democratizar a cultura. Nesses espaços, compartilhamos culturas, conhecimentos e nos divertimos muito com roda de leitura, apresentações e muito mais”, disse o secretário de Cultura, Sady Bianchin.
Serviço:
Sarau do Maricá das Artes
Data: quinta-feira (28/07)
Horário: às 18h30
Local: Avenida Carlos Marighella, Lote 07, Quadra 12 – Itaipuaçu
Da Redação
Anselmo Mourão
Sady BianchinSady Bianchin
Esportes
Aulas do Programa Maricá Edutech terão início na próxima semana

Live de apresentação do curso acontece nesta sexta-feira (13/01). Link será enviado para os matriculados via e-mail
As aulas das primeiras turmas do Maricá Edutech – programa de qualificação profissional em tecnologia e metodologias ágeis de gestão de projetos, da Prefeitura de Maricá e da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) – terão início na próxima segunda-feira (16/01). Serão duas turmas nesta primeira fase do programa, que acontecerão no turno da tarde às segundas e quartas-feiras e no turno da noite às terças e quintas-feiras, de forma remota. A apresentação do curso será realizada através de uma live, no Instagram oficial da Codemar (@codemarmarica), nesta sexta-feira (13/01), às 18:30.
“O Maricá Edutech vai fazer a diferença na capacitação profissional dos maricaenses. Com o programa investimos em mão de obra qualificada dentro da cidade e também para atuação fora dela. O ano de 2023 será muito promissor também na área da tecnologia através da Codemar e de muitas parcerias”, comentou o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda.
Para o superintendente de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Codemar, Danilo Pitarello, o objetivo da transmissão de vídeo desta sexta-feira (13/01) é apresentar aos alunos a dinâmica do curso e uma introdução da programação completa para calibrar a expectativa.
“O curso vai aprofundar temas bem atuais e habilidades com alto valor de mercado e que tem demanda. A live vai instigar mais ainda as pessoas, além de incentivá-los a dedicação aos estudos. Poderão assistir também a live os inscritos nas próximas turmas e interessados que pretendam realizar um cadastro para a fila de vagas das futuras turmas”, destacou Pitarello.
Cronograma com vagas limitadas
O programa gratuito de educação tecnológica vai contar com duas turmas em janeiro (já fechadas) e mais duas em março, com vagas limitadas. Os interessados em fazer parte da lista de espera podem fazer as inscrições pelo site www.maricaedutech.com.br.
A formação em Metodologias Ágeis (Scrum Master e Product Owner) e de Gestão e Desenvolvimento de Softwares (games e aplicativos) é uma introdução à primeira fase do programa, que acontecerá a partir de aulas remotas e presenciais previamente marcadas. O treinamento é para moradores de Maricá que completaram ou estão completando o ensino médio, universitários e profissionais que estão em busca de aperfeiçoamento na área tecnológica.
Notícias
Prefeitura convoca representantes de blocos carnavalescos e escolas de samba

A Prefeitura de Maricá reuniu esta semana os representantes de 39 blocos carnavalescos e quatro escolas de samba, no auditório do Banco Mumbuca, no Centro, para uma conversa inicial sobre o Maricarnaval 2023, que acontecerá entre 17 e 26 de fevereiro do ano que vem. Durante o encontro, os assuntos abordados foram legalização de blocos; entrega da documentação exigida (ata de fundação do bloco, estatuto e CNPJ) na Secretaria de Turismo até o dia 10/10; responsabilidade da legalização de cada representante junto aos órgãos competentes (como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar); circuitos nos bairros e a importância das reuniões distritais para um consenso dos representantes de cada local.

Foto: Bernardo Gomes
Após essa data, não será possível nenhuma inclusão de blocos, pois será feita a programação do Maricarnaval 2023, com a definição dos espaços para os blocos, além do local de desfile e do baile infantil. Secretário de Turismo, Robson Dutra detalhou as novidades que serão colocadas em prática no Maricarnaval 2023.
“Esse ano, decidimos que em Itaipuaçu, os blocos serão ao longo da orla. Não haverá blocos em outros locais. Na Barra, há duas opções: a Arena Barra e a orla, mas a nossa orientação é realmente concentrar os blocos para facilitar a fiscalização e oferecer segurança a todos os moradores e visitantes, mantendo a estrutura montada permanente em locais específicos. Assim, teremos também mais organização e evitaremos aquele nó na cidade causado pelo fechamento de várias ruas”, frisou o secretário, acrescentando representantes dos blocos e da associação de moradores foram fundamentais na decisão. Vale destacar que, com a estrutura fixa, a cidade também economiza. Novas reuniões serão realizadas nos próximos meses, inclusive para definir a abertura do Maricarnaval e o Baile Municipal.
Organização e circuito nos bairros deixam representantes satisfeitos
Representante do bloco Tromba Nervosa, Carlos Roberto Gomes ficou satisfeito com o resultado do encontro e confirmou presença nas próximas reuniões que, segundo ele, são essenciais para que o carnaval seja mais um evento maravilhoso, com todo o apoio da Prefeitura.
“A Prefeitura começou a convocar os blocos e escolas de samba em julho e isso é bem legal, porque nos dá tempo hábil para correr atrás de toda documentação, montar um corpo diretor e nos organizar. Eles também falaram que vão fazer até três circuitos na orla, para que os blocos possam desfilar. Todo estarão na praia, curtindo o carnaval, sem atrapalhar o trânsito, o centro comercial e os moradores. A gente vai se remanejar para um local mais próximo de onde nasceu cada bloco. Com isso, vamos ter todo o apoio de todas as secretarias, Guarda Municipal, Postura, Trânsito, fica muito mais organizado do que cada bloco ser numa rua”, argumentou Beto.
A presidente executiva do G.R.E.S. Unidos do Saco das Flores, Idneide Pereira, também falou sobre a importância do encontro, aguardado com muita expectativa, após o cancelamento do Maricarnaval 2022, na época, devido ao possível agravamento dos casos de Covid-19 na região.
“Também haverá o retorno dos desfiles das escolas de samba. Nós ficamos muito felizes com a notícia, pois estamos com nosso projeto pronto e toda equipe de carnaval montada, só faremos pequenos ajustes. Nosso Enredo será uma homenagem ao cantor, compositor e humorista Manhoso, um artista muito conhecido em Maricá e no Brasil. Agradecemos a todos os envolvidos pelo reconhecimento da importância cultural, social e econômica desse evento. Agora vamos arregaçar as mangas e trabalhar para fazer um carnaval bonito e alegre”, declarou satisfeita.
Presidente da Liga das Agremiações Carnavalescas de Maricá (LACAM), Gilson Lira também esteve presente e fez questão de parabenizar todos os envolvidos. “Agradecemos ao prefeito Fabiano Horta; ao secretário de governo, João Maurício; ao secretário de Turismo, Robson Dutra; e ao subsecretário de Turismo, Thiago Medina; pela volta do Carnaval 2023. Estamos no aguardo da formalização de tudo com a Prefeitura para que possamos, junto com as agremiações, tanto das escolas quanto dos blocos, dar início aos preparativos para essa grande festa que é o Carnaval de Maricá”, avaliou.
Da Redação
Robson Dutra
Vídeos
Exposição ‘Canto porque Resisto’, na Casa de Cultura, chega ao fim neste sábado

Mostra que celebra 100 anos da Semana de Arte Moderna reúne 27 trabalhos de arte contemporânea. Este sábado (30/07) é o último dia para visitar a exposição “Canto porque Resisto”, promovida pela Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Cultura e Promoção e Projetos Especiais e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). A mostra reúne 27 obras contemporâneas e experimentais de cinco artistas consagrados, que moram na cidade e têm carreiras consolidadas no circuito de museus e galerias de arte do Brasil e de outros países.

Exposição ‘Canto porque Resisto’, na Casa de Cultura, chega ao fim neste sábado (30/07
Os trabalhos de Bill Lundberg (dez obras, entre fotografias e uma projeção), Edmilson Nunes (cinco, entre pintura, desenho e instalação), Jarbas Lopes (uma escultura e uma instalação cinematográfica), Marcos Cardoso (uma instalação) e Regina Vater (nove, sendo instalação, fotografia e vídeo arte) ocupam não somente o interior da Casa de Cultura, no Centro, mas também a fachada e entorno do prédio histórico, compondo um projeto inaugural de arte contemporânea para a cidade.
A exposição, que tem curadoria de Luiz Guilherme Vergara, foi pensada para celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna – realizada em São Paulo, em 1922 – e foi aberta à visitação em 1º de maio. Um dos expositores, Jarbas Lopes, morador de São José do Imbassaí, comemorou a oportunidade de participar da mostra. “Expor aqui é fundamental para mostrar minhas obras aos moradores e visitantes da cidade que escolhi para viver. Digo isso com muita felicidade de participar desta mostra de arte contemporânea que apresenta um pouco do nosso trabalho”, disse ele.
Serviço:
Exposição: “Canto porque Resisto”
Local: Casa de Cultura & Museu Histórico de Maricá – Rua Álvares de Castro, 154, Centro
Quando: até sábado (30/07), das 9h às 16h
Entrada: gratuita; acesso livre para todas as idades
Da Redação
Sady Bianchin
-
Destaques1 ano atrás
Homem Morre Após Ser Confundido com Assaltante e Brutalmente Agredido no Bairro do Boqueirão
-
Maricá3 anos atrás
Vídeo exclusivo dos criminosos invadindo Bairro da amizade
-
Destaques4 semanas atrás
Mãe denuncia mediadora por maus-tratos e preconceito contra aluno autista em escola de Maricá
-
Destaques3 anos atrás
Alunos da Universidade Vassouras pedem um posicionamento da direção
-
Maricá3 anos atrás
Guerra entre facções assusta moradores
-
Turismo3 anos atrás
Pontos Turísticos: Monumento Mesa dos Imortais
-
Maricá2 anos atrás
Matricula inteligente está aberta para o ano letivo de 2023
-
Turismo3 anos atrás
Pontos Turísticos: Praia da Pinta Negra
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar