Notícias
Prefeitura convoca representantes de blocos carnavalescos e escolas de samba

A Prefeitura de Maricá reuniu esta semana os representantes de 39 blocos carnavalescos e quatro escolas de samba, no auditório do Banco Mumbuca, no Centro, para uma conversa inicial sobre o Maricarnaval 2023, que acontecerá entre 17 e 26 de fevereiro do ano que vem. Durante o encontro, os assuntos abordados foram legalização de blocos; entrega da documentação exigida (ata de fundação do bloco, estatuto e CNPJ) na Secretaria de Turismo até o dia 10/10; responsabilidade da legalização de cada representante junto aos órgãos competentes (como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar); circuitos nos bairros e a importância das reuniões distritais para um consenso dos representantes de cada local.

Foto: Bernardo Gomes
Após essa data, não será possível nenhuma inclusão de blocos, pois será feita a programação do Maricarnaval 2023, com a definição dos espaços para os blocos, além do local de desfile e do baile infantil. Secretário de Turismo, Robson Dutra detalhou as novidades que serão colocadas em prática no Maricarnaval 2023.
“Esse ano, decidimos que em Itaipuaçu, os blocos serão ao longo da orla. Não haverá blocos em outros locais. Na Barra, há duas opções: a Arena Barra e a orla, mas a nossa orientação é realmente concentrar os blocos para facilitar a fiscalização e oferecer segurança a todos os moradores e visitantes, mantendo a estrutura montada permanente em locais específicos. Assim, teremos também mais organização e evitaremos aquele nó na cidade causado pelo fechamento de várias ruas”, frisou o secretário, acrescentando representantes dos blocos e da associação de moradores foram fundamentais na decisão. Vale destacar que, com a estrutura fixa, a cidade também economiza. Novas reuniões serão realizadas nos próximos meses, inclusive para definir a abertura do Maricarnaval e o Baile Municipal.
Organização e circuito nos bairros deixam representantes satisfeitos
Representante do bloco Tromba Nervosa, Carlos Roberto Gomes ficou satisfeito com o resultado do encontro e confirmou presença nas próximas reuniões que, segundo ele, são essenciais para que o carnaval seja mais um evento maravilhoso, com todo o apoio da Prefeitura.
“A Prefeitura começou a convocar os blocos e escolas de samba em julho e isso é bem legal, porque nos dá tempo hábil para correr atrás de toda documentação, montar um corpo diretor e nos organizar. Eles também falaram que vão fazer até três circuitos na orla, para que os blocos possam desfilar. Todo estarão na praia, curtindo o carnaval, sem atrapalhar o trânsito, o centro comercial e os moradores. A gente vai se remanejar para um local mais próximo de onde nasceu cada bloco. Com isso, vamos ter todo o apoio de todas as secretarias, Guarda Municipal, Postura, Trânsito, fica muito mais organizado do que cada bloco ser numa rua”, argumentou Beto.
A presidente executiva do G.R.E.S. Unidos do Saco das Flores, Idneide Pereira, também falou sobre a importância do encontro, aguardado com muita expectativa, após o cancelamento do Maricarnaval 2022, na época, devido ao possível agravamento dos casos de Covid-19 na região.
“Também haverá o retorno dos desfiles das escolas de samba. Nós ficamos muito felizes com a notícia, pois estamos com nosso projeto pronto e toda equipe de carnaval montada, só faremos pequenos ajustes. Nosso Enredo será uma homenagem ao cantor, compositor e humorista Manhoso, um artista muito conhecido em Maricá e no Brasil. Agradecemos a todos os envolvidos pelo reconhecimento da importância cultural, social e econômica desse evento. Agora vamos arregaçar as mangas e trabalhar para fazer um carnaval bonito e alegre”, declarou satisfeita.
Presidente da Liga das Agremiações Carnavalescas de Maricá (LACAM), Gilson Lira também esteve presente e fez questão de parabenizar todos os envolvidos. “Agradecemos ao prefeito Fabiano Horta; ao secretário de governo, João Maurício; ao secretário de Turismo, Robson Dutra; e ao subsecretário de Turismo, Thiago Medina; pela volta do Carnaval 2023. Estamos no aguardo da formalização de tudo com a Prefeitura para que possamos, junto com as agremiações, tanto das escolas quanto dos blocos, dar início aos preparativos para essa grande festa que é o Carnaval de Maricá”, avaliou.
Da Redação
Robson Dutra
Notícias
Escadaria de Maricá se transforma em galeria de arte a céu aberto

Acesso à parte alta do bairro ganha ilustrações do artista visual Alexandre Keto
A Secretaria de Cultura e das Utopias de Maricá iniciou, na última quinta-feira (13/03), a revitalização da Escadaria da Boa Vista, localizada no cruzamento das ruas Carlos Rangel e José DiGiorgio, no Centro da cidade. Criado há mais de 40 anos, o acesso à parte alta do bairro – de onde se tem uma vista privilegiada da região central e da Lagoa de Araçatiba – está ganhando ilustrações do artista visual paulistano Alexandre Keto.
Os murais que compõem a nova identidade visual da escadaria fazem referência à vegetação que dá nome à cidade, aos povos originários, ao mar e à religiosidade locais. Segundo Keto, a proposta é destacar elementos marcantes de Maricá de forma duradoura.
“Eu procuro a durabilidade no meu trabalho, desde os materiais utilizados – acrílico, cimento ou argila. Hoje em dia, as coisas são muito efêmeras e descartáveis, e as redes sociais refletem isso”, explicou o artista. “Pelo que observei na cidade, há muito espaço para arte à vista das pessoas. E esse é o nosso trabalho: democratizar a arte, levar para onde todos possam acessar e enxergar que a vida vai além da realidade que conhecem.”
Para o secretário de Cultura e das Utopias de Maricá, Sady Bianchin, a iniciativa reforça a importância da arte urbana na construção da identidade da cidade.
“Transformar um espaço público como este em uma galeria a céu aberto é pensar uma cidade com arte. Viva a arte urbana!”, celebrou Bianchin.
Sobre o artista
Natural da Vila Alpina, Zona Leste de São Paulo, Alexandre Keto, 37 anos, começou no grafite ainda na adolescência e, mais tarde, conheceu outras formas de arte por meio de um programa social. Com trabalhos espalhados pelo Brasil e pelo mundo, ele se inspira em nomes como Vik Muniz e a dupla “Os Gêmeos”, formada pelos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo.
A revitalização da escadaria faz parte de um esforço maior da Prefeitura de Maricá para valorizar os espaços urbanos, tornando a cidade mais vibrante e acessível à arte.
Maricá
Operação da PM resulta na prisão de nove suspeitos de tráfico em Inoã

Na manhã desta quinta-feira (20), policiais militares da 6ª Companhia do 12º BPM deflagraram a Operação “Força Total”, com o objetivo de combater o tráfico de drogas em Maricá. A ação ocorreu nas localidades do Risca Faca e no Conjunto Habitacional Minha Casa, Minha Vida, ambos situados no distrito de Inoã.
Sob o comando do Major Yeddo, equipes do Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO) intensificaram as rondas na região após receberem denúncias sobre atividades criminosas. Durante a incursão na Comunidade do Risca Faca, os agentes identificaram um grupo de suspeitos envolvidos no tráfico de drogas. Ao perceberem a presença policial, os criminosos tentaram fugir, mas foram rapidamente contidos.
Com os detidos, a polícia apreendeu grande quantidade de entorpecentes, um simulacro de pistola e dois rádios transmissores.
Ainda na manhã de quinta-feira, equipes da 6ª Companhia de Maricá enfrentaram uma troca de tiros com criminosos durante uma operação no Condomínio Minha Casa, Minha Vida, em Inoã. A ação também fez parte da Operação “Força Total”.
Os agentes do PATAMO foram atacados por criminosos armados e revidaram, contudo, os suspeitos fugiram para uma área de mata. Durante as buscas, nenhum dos fugitivos foi localizado, mas os policiais apreenderam um revólver, uma motocicleta, três rádios comunicadores e drogas.
Ao todo, nove indivíduos foram presos, e o material apreendido foi encaminhado para a 82ª DP (Maricá).
A Operação “Força Total” segue intensificando o policiamento na região, com o objetivo de desarticular grupos criminosos e reforçar a segurança da população.
Maricá
Prefeitura de Maricá inclui camarão na alimentação escolar da rede municipal

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Pesca, anuncia a inclusão de camarão na alimentação escolar dos alunos da rede municipal de ensino. A iniciativa, solicitada pelo prefeito Washington Quaquá, destinará 1.500 quilos do crustáceo produzido no Centro de Inovação e Aquicultura de Maricá (Ciamar) às cozinhas das unidades de ensino e às cooperativas municipais de pesca.
Na última quarta-feira (19/03), a Secretaria de Pesca promoveu o processo de despesca do camarão, que consiste na colheita dos animais dos tanques de produção. Cerca de 30 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Carlos Manoel Costa Lima, em Itaipuaçu, participaram da atividade, acompanhando todas as etapas do procedimento.
O secretário de Pesca, Xandi de Bambuí, destacou a importância do projeto para a segurança alimentar dos estudantes:
“Sou filho de pescador, nascido e criado em Maricá. Vi esse projeto nascer e sua concretização é a realização de um sonho. Hoje, vimos crianças felizes e entusiasmadas com a despesca. Essa felicidade será ainda maior quando elas receberem um alimento rico em proteína na merenda escolar.”
A diretora de planejamento da Codemar, Margareth Raquel, ressaltou o impacto da iniciativa:
“Isso é resultado da aplicação eficiente dos recursos públicos em benefício direto da população, garantindo alimentação de qualidade para os estudantes.”
Os camarões serão inicialmente destinados às escolas situadas em comunidades de maior vulnerabilidade social, como as dos conjuntos habitacionais Carlos Alberto Soares de Freitas (Minha Casa, Minha Vida de Inoã) e Carlos Marighella (Minha Casa, Minha Vida de Itaipuaçu). Antes da distribuição, os crustáceos passarão pelos processos de descasque e congelamento, garantindo a conformidade com as normas estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A estudante Stefani Maria, de 11 anos, expressou entusiasmo com a novidade:
“Gostei muito de ver como acontece a despesca. Saber que os camarões farão parte da nossa merenda é incrível. Eu amo empadão de camarão!”
Já a diretora-geral da Escola Municipal Carlos Manoel Costa Lima, Juliana Moreira, enfatizou o impacto positivo da iniciativa na rotina dos alunos:
“É um marco na nossa educação. Já estamos até pensando no cardápio junto com nossos nutricionistas.”
O Centro de Inovação e Aquicultura de Maricá (Ciamar) integra um complexo industrial pesqueiro que engloba, além da produção de crustáceos e rações, o cultivo de tilápias. Os peixes criados no local participam de testes nutricionais e apresentam um crescimento médio 90 gramas superior em comparação aos alimentados com ração comercial.
Localizado na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, o Ciamar é um projeto desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). Seu diferencial está na produção intensiva e tecnologicamente avançada, permitindo uma densidade populacional muito superior aos métodos tradicionais.
Utilizando a técnica de bioinsumos – micro-organismos que tratam a água –, a produção pode alcançar 800 camarões por metro cúbico, possibilitando a criação em espaços reduzidos. Atualmente, a estrutura do Ciamar conta com 10 tanques de cultivo, com capacidade total de 450 mil litros, além de quatro berçários e uma fábrica de ração equipada para produzir até 2,45 toneladas diárias.
Com essa iniciativa, Maricá reafirma seu compromisso com a segurança alimentar e a inovação na produção de alimentos, garantindo aos alunos uma alimentação escolar nutritiva e de qualidade.
-
Destaques1 ano atrás
Homem Morre Após Ser Confundido com Assaltante e Brutalmente Agredido no Bairro do Boqueirão
-
Maricá3 anos atrás
Vídeo exclusivo dos criminosos invadindo Bairro da amizade
-
Destaques3 anos atrás
Alunos da Universidade Vassouras pedem um posicionamento da direção
-
Maricá3 anos atrás
Guerra entre facções assusta moradores
-
Turismo3 anos atrás
Pontos Turísticos: Monumento Mesa dos Imortais
-
Maricá2 anos atrás
Matricula inteligente está aberta para o ano letivo de 2023
-
Turismo3 anos atrás
Pontos Turísticos: Praia da Pinta Negra
-
Maricá3 anos atrás
Homem é preso em após descumprir medida protetiva e ameaçar mulher em Itaipuaçu
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar