Notícias
Prefeitura convoca representantes de blocos carnavalescos e escolas de samba
A Prefeitura de Maricá reuniu esta semana os representantes de 39 blocos carnavalescos e quatro escolas de samba, no auditório do Banco Mumbuca, no Centro, para uma conversa inicial sobre o Maricarnaval 2023, que acontecerá entre 17 e 26 de fevereiro do ano que vem. Durante o encontro, os assuntos abordados foram legalização de blocos; entrega da documentação exigida (ata de fundação do bloco, estatuto e CNPJ) na Secretaria de Turismo até o dia 10/10; responsabilidade da legalização de cada representante junto aos órgãos competentes (como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar); circuitos nos bairros e a importância das reuniões distritais para um consenso dos representantes de cada local.

Foto: Bernardo Gomes
Após essa data, não será possível nenhuma inclusão de blocos, pois será feita a programação do Maricarnaval 2023, com a definição dos espaços para os blocos, além do local de desfile e do baile infantil. Secretário de Turismo, Robson Dutra detalhou as novidades que serão colocadas em prática no Maricarnaval 2023.
“Esse ano, decidimos que em Itaipuaçu, os blocos serão ao longo da orla. Não haverá blocos em outros locais. Na Barra, há duas opções: a Arena Barra e a orla, mas a nossa orientação é realmente concentrar os blocos para facilitar a fiscalização e oferecer segurança a todos os moradores e visitantes, mantendo a estrutura montada permanente em locais específicos. Assim, teremos também mais organização e evitaremos aquele nó na cidade causado pelo fechamento de várias ruas”, frisou o secretário, acrescentando representantes dos blocos e da associação de moradores foram fundamentais na decisão. Vale destacar que, com a estrutura fixa, a cidade também economiza. Novas reuniões serão realizadas nos próximos meses, inclusive para definir a abertura do Maricarnaval e o Baile Municipal.
Organização e circuito nos bairros deixam representantes satisfeitos
Representante do bloco Tromba Nervosa, Carlos Roberto Gomes ficou satisfeito com o resultado do encontro e confirmou presença nas próximas reuniões que, segundo ele, são essenciais para que o carnaval seja mais um evento maravilhoso, com todo o apoio da Prefeitura.
“A Prefeitura começou a convocar os blocos e escolas de samba em julho e isso é bem legal, porque nos dá tempo hábil para correr atrás de toda documentação, montar um corpo diretor e nos organizar. Eles também falaram que vão fazer até três circuitos na orla, para que os blocos possam desfilar. Todo estarão na praia, curtindo o carnaval, sem atrapalhar o trânsito, o centro comercial e os moradores. A gente vai se remanejar para um local mais próximo de onde nasceu cada bloco. Com isso, vamos ter todo o apoio de todas as secretarias, Guarda Municipal, Postura, Trânsito, fica muito mais organizado do que cada bloco ser numa rua”, argumentou Beto.
A presidente executiva do G.R.E.S. Unidos do Saco das Flores, Idneide Pereira, também falou sobre a importância do encontro, aguardado com muita expectativa, após o cancelamento do Maricarnaval 2022, na época, devido ao possível agravamento dos casos de Covid-19 na região.
“Também haverá o retorno dos desfiles das escolas de samba. Nós ficamos muito felizes com a notícia, pois estamos com nosso projeto pronto e toda equipe de carnaval montada, só faremos pequenos ajustes. Nosso Enredo será uma homenagem ao cantor, compositor e humorista Manhoso, um artista muito conhecido em Maricá e no Brasil. Agradecemos a todos os envolvidos pelo reconhecimento da importância cultural, social e econômica desse evento. Agora vamos arregaçar as mangas e trabalhar para fazer um carnaval bonito e alegre”, declarou satisfeita.
Presidente da Liga das Agremiações Carnavalescas de Maricá (LACAM), Gilson Lira também esteve presente e fez questão de parabenizar todos os envolvidos. “Agradecemos ao prefeito Fabiano Horta; ao secretário de governo, João Maurício; ao secretário de Turismo, Robson Dutra; e ao subsecretário de Turismo, Thiago Medina; pela volta do Carnaval 2023. Estamos no aguardo da formalização de tudo com a Prefeitura para que possamos, junto com as agremiações, tanto das escolas quanto dos blocos, dar início aos preparativos para essa grande festa que é o Carnaval de Maricá”, avaliou.
Da Redação
Robson Dutra
Notícias
Maricá apresenta o ‘Natal Brasilidade 2025’: uma celebração grandiosa da cultura e da identidade nacional
Sob a direção artística de Milton Cunha, o evento promete transformar a cidade em um espetáculo de cores, emoções e brasilidade, reforçando o turismo, a economia local e o sentimento de pertencimento
Por Redação | 22 de outubro de 2025
A Prefeitura de Maricá anuncia oficialmente a realização do ‘Natal Brasilidade 2025’, uma das maiores celebrações natalinas do estado do Rio de Janeiro. O evento acontece entre 22 de novembro e 6 de janeiro e promete iluminar a cidade com decoração temática, desfiles, experiências imersivas e atrações culturais que unem o encanto do Natal à riqueza da identidade brasileira.
Sob a coordenação geral de Antônio Grassi, presidente da MARÉ (Maricá, Arte, Roteiro e Experiências), e com direção artística de Milton Cunha, o projeto convida o público a vivenciar uma experiência sensorial e estética repleta de cores tropicais, ritmos populares e símbolos da diversidade nacional.
“Pensar o Natal como um grande evento é reconhecer nele uma oportunidade de transformação para a cidade. […] Maricá se projeta no cenário nacional e até internacional, reafirmando o quanto as atividades culturais e turísticas podem trazer um retorno imensurável para a população e para a imagem da cidade”, destacou Antônio Grassi.
Seis grandes polos irão concentrar as principais atrações do evento, cada um com um tema especial.
No Parque Nanci, o público encontrará o universo Águas Milagrosas, com pista de patinação e áreas interativas. A Orla de Araçatiba receberá os desfiles natalinos e o artesanato local. A Praça do Boqueirão ganha cenografia inspirada na flora e fauna regionais. Em Itaipuaçu, a Floresta Encantada abrigará a Casa do Bom Velhinho, enquanto Camburi, Flamengo e Ponta Negra também receberão atrações e decoração especial com luzes e espaços instagramáveis.
Grande Parada de Natal
Entre os destaques da programação está a Grande Parada de Natal, com alegorias, figurinos e performances inspiradas na cultura brasileira, além do presépio artístico de Araçatiba, idealizado por Milton Cunha.
“O ‘Natal Brasilidade’ nasce para celebrar a beleza do nosso povo e das nossas raízes. […] Mais do que uma decoração, é um convite para o Brasil olhar para Maricá como um novo polo criativo e turístico”, afirmou Milton Cunha.
O presidente da Codemar, Celso Pansera, ressaltou o impacto social e econômico do projeto:
“O Natal Brasilidade é a marca do nosso governo: a valorização das pessoas, da cultura e dos espaços públicos. […] É um projeto que movimenta a economia, gera renda e fortalece o turismo, mas, acima de tudo, reforça o sentimento de pertencimento da nossa população.”
Os desfiles acontecem de 22 de novembro a 28 de dezembro, sempre de quinta a domingo, das 20h às 21h, na Orla de Araçatiba, com apresentações em outros bairros. Já as atrações e brinquedos funcionam até 6 de janeiro, de quinta a domingo, das 14h às 20h.
Como ação de inclusão, todas as quintas-feiras, das 9h às 12h, os brinquedos serão de uso exclusivo das crianças das escolas municipais de Maricá.
Notícias
Prefeitura de Maricá promove ação de distribuição de hortaliças e legumes para a população
Ação leva alimentos frescos e livres de agrotóxicos para as famílias do município
A ação levou alimentos frescos e livres de agrotóxicos às famílias, reforçando o compromisso da gestão municipal com a segurança alimentar e a saúde da população. Entre os produtos distribuídos estavam coentro, alface lisa e crespa, salsinha, cebolinha, couve, beterraba, abóbora, entre outros alimentos cultivados pela agricultura familiar.
O secretário de Agricultura e Pecuária, Wagner Soares, esteve presente na ação e explicou o intuito da atividade. “Nossa ação é voltada para uma alimentação saudável da nossa população e economia do povo. É uma atividade que promovemos em diversas comunidades pensando na saúde deles”, comentou.
Moradora do bairro, Raquel Santos relatou sobre a melhora na alimentação através da distribuição dos legumes e verduras. “É importante ter uma alimentação saudável e equilibrada. Com essa ação, vou economizar e proporcionar refeições melhores para minha família”, disse.
Já para Marlin Mendes, a entrega de hortaliças é fundamental para sua saúde. “Eu tenho diabetes e preciso comer de forma saudável. Esta ação veio em uma boa hora e vai me ajudar muito”, comentou a idosa.
Notícias
Primeiro dia do Festival Rua & Sabor tem gastronomia e música ao vivo em Maricá
Programação é gratuita e acontece durante todo o fim de semana (11 e 12/10), a partir das 18h
sábado, 11 outubro 2025
Nesta edição, o festival conta com uma área de artesanato, venda churrasco, hambúrgueres, salgadinhos, bebidas e um palco que recebe shows de artistas locais da cidade. No primeiro dia, o evento contou com os sucessos reproduzidos pelo DJ Ryan Santos. Em seguida, a banda Roller agitou o público com bastante rock e pop. Quem finalizou a programação desta sexta-feira foi a banda Thunderock, cantando diversos sucessos do roque clássico.
O secretário de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, José Alexandre, explicou o intuito do projeto e a oferta de serviços para a população. “O projeto foi desenvolvido principalmente pensando no trabalhador, na geração de empregos e oportunidades. Nós estamos fortalecendo a gastronomia urbana e trazendo entretenimento gratuito para o nosso povo”, afirmou.
O secretário também ressaltou as surpresas que estarão presentes durante o fim de semana. “Teremos algumas surpresas artesanais neste final de semana, além de shows incríveis. Compareçam com suas famílias, pois está um evento muito bacana”, relatou.
A comerciante, Carolina Hofman, que tem uma barraca de pastéis, disse que o evento é uma excelente oportunidade para os vendedores aumentarem seus faturamentos. “Expor meus produtos em um festival, significa aumentar minhas vendas. É uma excelente chance de vender e curtir uma música boa”, contou.
Próximos dias:
O Festival Rua & Sabor continua neste fim de semana (11 e 12/10), gratuitamente, na Praça de São José do Imbassaí, com muita música ao vivo e gastronomia diversa. O evento acontece a partir das 18h e contará com quase 10 atrações musicais, promovendo cultura e festa para a população.
-
Destaques2 anos atrásHomem Morre Após Ser Confundido com Assaltante e Brutalmente Agredido no Bairro do Boqueirão
-
Destaques3 anos atrásAlunos da Universidade Vassouras pedem um posicionamento da direção
-
Maricá3 anos atrásVídeo exclusivo dos criminosos invadindo Bairro da amizade
-
Destaques7 meses atrásMãe denuncia mediadora por maus-tratos e preconceito contra aluno autista em escola de Maricá
-
Turismo3 anos atrásPontos Turísticos: Monumento Mesa dos Imortais
-
Maricá3 anos atrásGuerra entre facções assusta moradores
-
Turismo3 anos atrásPontos Turísticos: Praia da Pinta Negra
-
Turismo3 anos atrásPontos Turísticos: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo









Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar