Maricá
Agricultura recebe representante do ICLEI América do Sul

Associação mundial dedicada ao desenvolvimento sustentável conhece modelos de segurança alimentar de Maricá que serão apresentados na COP27
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, recebeu nesta segunda-feira (29/08) representante da ICLEI América do Sul, associação mundial de governos locais e subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável. O secretário executivo da organização, Rodrigo Perpétuo, conheceu modelos de segurança alimentar de Maricá – a Praça Agroecológica de Araçatiba e Fábrica de Desidratados -, que será apresentado na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP 27, que acontecerá em novembro, no Egito.
Maricá foi uma das dez cidades do mundo selecionadas para participar do projeto “Diálogos Multissetoriais sobre Sistemas Alimentares Urbanos no Sul Global (África e América Latina)”. O secretário de Agricultura, Julio Carolino, falou da expectativa em apresentar para o mundo os projetos de agricultura de Maricá. “Em 1992, eu acompanhei a conferência do clima que aconteceu no Rio de Janeiro, a Eco-92, quando eu ainda era criança e nunca imaginei participar desse evento. É um combo de ansiedade e felicidade”, disse.
Ao conhecer a Praça Agroecológica, Rodrigo Perpétuo enalteceu o trabalho realizado pela Prefeitura com relação ao cultivo e a produção de alimentos sem agrotóxicos. “É uma experiência visual e sensorial e um trabalho de educação agroecológica que estimula a população para a mudança de hábitos alimentares e a interação de como produzir o alimento. É uma experiência que faz a diferença para motivar, especialmente os mais jovens, a experimentar alimentos com os quais muitas vezes eles não estão tendo acesso em função da invasão de processados. Esse trabalho da praça já ganhou Maricá e certamente ganhará esse Brasil”, ressaltou.
Praça Agroecológica como laboratório universitário
A estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, Thainá Braga, de 25 anos, escolheu Maricá para escrever a tese de seu trabalho de conclusão de curso. Com o tema da agroecologia inserida na política pública, a jovem tem concentrado seu estudo de caso na Praça Agroecológica.
“O que me chamou a atenção, que é muito difícil de se ver no meio de um centro urbano, é ter essa disponibilidade de canteiros de hortas voltados para agroecologia e a ação da gestão de Maricá em prol da sustentabilidade e da soberania alimentar. Acho que as experiências do município são muito válidas e podem inspirar outras cidades. Essa troca de saberes é muito importante e é isso que busco aprender com Maricá”, destacou.
“Meu sentimento é que estamos alcançando o nosso objetivo. Quando eu recebo uma aluna de Ciências Sociais de uma universidade renomada no país, significa que estamos fazendo o social acontecer na cidade e virando referência. Já temos referência no Vermelhinho, na moeda social Mumbuca e agora somos referência na segurança alimentar do nosso município. Fico muito feliz e emocionado”, disse Julio Carolino.
Maricá na COP27
O município apresentará na COP27 os 12 programas de segurança alimentar de Maricá:
Praças Agroecológicas: cria espaços em praças públicas e outras áreas de lazer e os transforma em hortas agroecológicas.
Fábrica Municipal de Desidratados: utiliza a técnica da desidratação para elevar o valor comercial e aumentar o prazo de validade de produtos como a banana nanica e o aipim.
Caminhão do Peixe: oferece à população de baixa renda opções de peixes com preços abaixo do mercado.
Maricá Inova Agroecologia: programa de desenvolvimento científico e tecnológico para aplicação de técnicas inovadoras.
Restaurante Popular Mauro Alemão: serve diariamente, a preços simbólicos, para beneficiar a população de baixa renda, refeições balanceadas e de qualidade, preparadas por nutricionistas.
Mercado Municipal Pedro Paulo Pereira: ponto de venda de produtos de pequenos agricultores do município.
Apicultura: serviço que recolhe enxames de abelhas em residências ou no comércio. Elas são levadas à Fazenda Pública para a produção de mel, distribuído como alimento em escolas municipais.
Serviço de Inspeção Municipal (Selo de Inspeção Municipal): programa de certificação de produtores para controle de qualidade.
Feira da Agricultura Familiar: encontro promovido pela Prefeitura para exposição e venda de produtos agrícolas orgânicos.
Horta Comunitária Manu Manuela: transforma áreas antes improdutivas em espaços para cultivo da agroecologia.
Baldinhos do Bem: distribuição de cinco mil baldes a moradores para que guardem sobras de matéria orgânica.
Maricá um Pomar: plantação em ruas, parques e praças públicas de mudas de árvores frutíferas.
O ICLEI
O ICLEI é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável baseado na natureza e resiliência. Ativo em 130 países, a rede possui equipe de especialistas que oferece acesso, conhecimento, capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana.
O Iclei foi fundado em 1990 por 200 governos locais de 43 países, que se reuniram no primeiro Congresso Mundial de Governos Locais por um Futuro Sustentável na sede das Nações Unidas em Nova York. Nossas operações começaram em 1991, no Secretariado Mundial em Toronto, Canadá. Os primeiros programas globais foram a Agenda 21 Local, um programa de promoção da governança participativa e planejamento do desenvolvimento sustentável local, e o Cidades pela Proteção do Clima.
Destaques
Segurança em ação: Secretaria de Segurança Cidadã recupera motocicleta furtada com apoio de câmeras inteligentes

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Segurança Cidadã, segue demonstrando os resultados positivos dos investimentos em tecnologia e integração das forças de segurança no município. Na noite de quinta-feira (12/06), uma motocicleta furtada foi recuperada com o auxílio das câmeras inteligentes do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
O veículo, que havia sido furtado no bairro Flamengo, foi identificado pelas câmeras inteligentes do sistema de monitoramento da cidade. A partir do alerta emitido pelo Ciosp, agentes do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) rapidamente se deslocaram para a região indicada e realizaram a abordagem de um casal que trafegava com a moto.
A motocicleta foi apreendida no local, e o casal foi encaminhado à 82ª Delegacia Policial (DP) para registro da ocorrência. Posteriormente, o condutor foi conduzido à Delegacia Central de Flagrantes (76ª DP), onde permaneceu preso.
A atuação eficiente reforça a importância das câmeras de vigilância urbana aliadas ao trabalho das forças de segurança locais. O Ciosp tem sido um dos principais pilares da estratégia de prevenção e combate ao crime, permitindo respostas mais ágeis e eficazes.
A Secretaria de Segurança Cidadã segue comprometida com a proteção da população, integrando tecnologia, inteligência e ação rápida para garantir mais tranquilidade aos moradores de Maricá.
Maricá
Guarda Municipal realiza ação de Ronda Escolar e interage com alunos no Centro

Projeto promove segurança e conscientização em ambiente escolar
Nesta segunda-feira (09/06), o Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Municipal, em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu uma ação de integração e prevenção com os alunos da Escola Municipal Professora Marília Sousa da Silva Nunes, no Centro de Maricá
A iniciativa reforça o compromisso de oferecer um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, com reforço ao patrulhamento e presença preventiva nas unidades de ensino e seu entorno. Entre as ações, destacam-se conversas sobre direitos e deveres, baseadas em legislações como o ECA, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e a Declaração Universal dos Direitos Humanos
“Promover um ambiente seguro para que a escola seja aproveitada com tranquilidade”, explicou a Prefeitura ao destacar a importância da Ronda Escolar
Com atividades educativas e preventivas, o Grupamento contribui para que alunos e profissionais da escola se sintam mais protegidos e valorizados, fortalecendo o vínculo entre a comunidade escolar e os agentes de segurança.
Destaques
Maricá realiza campanha de incentivo à doação de leite materno no Centro Materno Infantil
21A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (19/05) uma mobilização especial no Centro Materno Infantil, no Centro da cidade, em alusão ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano.
A ação reuniu lactantes, gestantes e profissionais de saúde, com palestras, orientações e serviços como vacinação BCG e triagem neonatal em recém-nascidos.
A nutricionista Jaqueline Gomes abriu os trabalhos com uma palestra sobre os benefícios do aleitamento materno para o desenvolvimento infantil. Já a pediatra Claudia Paiva Gonçalves abordou a importância da doação de leite para bebês prematuros, que muitas vezes dependem desse alimento vital para sobreviver.
“O apoio e incentivo ao aleitamento materno é um foco da nossa gestão”, destacou o secretário de Saúde, Marcelo Velho. “Incentivamos que a população se una a essa corrente, doando e fortalecendo a vida dos pequenos e pequenas internadas em UTIs neonatais da região.”
No local funciona uma sala de coleta de leite humano, vinculada ao Banco de Leite do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), em Niterói. O espaço também oferece suporte para mães com dificuldades na amamentação, como problemas de “pega” ou baixa produção de leite.
A coleta é feita mediante agendamento via WhatsApp: (21) 2637-3395.
“Doar leite materno é um ato de amor que salva vidas. Além de alimentar, protege contra doenças e fortalece o vínculo entre mãe e bebê”, reforçou a nutricionista Jaqueline Gomes.
-
Destaques1 ano atrás
Homem Morre Após Ser Confundido com Assaltante e Brutalmente Agredido no Bairro do Boqueirão
-
Maricá3 anos atrás
Vídeo exclusivo dos criminosos invadindo Bairro da amizade
-
Destaques3 anos atrás
Alunos da Universidade Vassouras pedem um posicionamento da direção
-
Destaques3 meses atrás
Mãe denuncia mediadora por maus-tratos e preconceito contra aluno autista em escola de Maricá
-
Maricá3 anos atrás
Guerra entre facções assusta moradores
-
Turismo3 anos atrás
Pontos Turísticos: Monumento Mesa dos Imortais
-
Maricá3 anos atrás
Matricula inteligente está aberta para o ano letivo de 2023
-
Turismo3 anos atrás
Pontos Turísticos: Praia da Pinta Negra
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar