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Maricá

Maricá Rotativo completa três anos com mais de 40 mil carros cadastrados

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imagem: marica.rj.gov.br

Serviço facilitado por meio aplicativo permite direito de igualdade na utilização de vagas de estacionamento na cidade
A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), cadastrou 40.312 carros no sistema do Maricá Rotativo desde que foi implementado em julho de 2019, com o objetivo de proporcionar aos usuários o direito de igualdade na utilização das vagas, principalmente nas regiões de maior fluxo. Para ter acesso ao serviço, basta baixar o aplicativo nos smartphones.

“O propósito do Maricá Rotativo é educar os motoristas a não ficarem por tempo indeterminado em vagas que estão localizadas em pontos concorridos. Dessa forma, todos podem utilizá-las, tornando o estacionamento mais democrático. Estamos conseguindo cumprir isso de maneira satisfatória”, explica Eduardo Imbrosi, superintendente de Operações do Maricá Rotativo.

Atualmente, o sistema está presente no Centro de Maricá, na Orla da Barra, no Barroco e na Orla de Itaipuaçu, mas a meta é que esse perímetro aumente o mais rápido possível, chegando a todos os distritos. Ao todo, são três setores: comercial e bancário, onde pode estacionar pelo período de 2h com possibilidade de renovação para mais 2h; residencial, no qual é possível utilizar a vaga por 4h, podendo aumentar por mais 4h; e a orla, que possui um período único de utilização. O sistema não possui a opção de hora fracionada, mas o motorista pode optar por utilizar o tempo restante em outra vaga, desde que seja no mesmo dia e setor.

 

Equipe acompanha informações de veículos e vagas em tempo real:  A equipe do Maricá Rotativo acompanha o sistema de estacionamento em tempo real. Dessa forma, é possível visualizar as vagas disponíveis e as rotas dos agentes de campo. “De acordo com as informações, os supervisores de campo orientam os agentes a dar um foco maior em determinado lugar, de mais movimento. Também existem carros de monitoramento que ajudam nesses dados, para garantir uma maior eficiência aos usuários”, afirma Eduardo.

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Formas de pagamento: Quem utiliza o Maricá Rotativo tem três opções para regularizar o pagamento, sendo a principal delas é o próprio aplicativo. Nele, é possível pagar de forma fácil e rápida, dentro do próprio carro ao estacionar ou em outro local, quando perceber que vai demorar um pouco mais do que o esperado. Pelo app, é possível utilizar cartões de crédito e débito. Para ajudar a população maricaense a tirar dúvidas e conhecer mais sobre o aplicativo, o Maricá Rotativo conta com uma equipe de 25 multiplicadores.

Já quem não tem aplicativo, pode pagar direto ao agente de campo, que faz o lançamento na hora. Os agentes ficam rodando durante todo o perímetro, principalmente nos locais de maior demanda. Outra possibilidade são os pontos de vendas, que estão posicionados estrategicamente próximo das vagas. Essa é uma opção para quem não tem o aplicativo e não encontra o agente de campo. Os pontos de venda são identificados com um banner do Maricá Rotativo e basta o motorista ir no estabelecimento comercial e se regularizar. No comércio, é possível pagar com dinheiro, diferente das outras duas formas de pagamento.

O supervisor de campo do Maricá Rotativo, Mauricio Lyra, lembra a importância de regularizar o veículo assim que o motorista estaciona o carro. “O ideal é fazer esse pagamento o mais rápido possível para não correr o risco de esquecer e ficar irregular”, orienta.

marica.rj.gov.br

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Destaques

Prefeito anuncia fim da fila de espera por creches em Maricá

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Foto: MaricaWebTv

Meta é garantir vagas para todas as crianças até 2026

A Prefeitura de Maricá deu início a um ambicioso plano para zerar a fila de espera por vagas em creches no município. Atualmente, cerca de 1.300 crianças aguardam por uma oportunidade na educação infantil, mas o prefeito garantiu que isso está prestes a mudar.

“Não vamos ter criança sem creche em Maricá! Já determinei ao meu time na prefeitura que inicie o processo de desapropriação de imóveis para a criação de novas unidades”, afirmou.

A meta estabelecida pela gestão municipal é clara: até o fim de 2025, todas as medidas necessárias devem estar tomadas, para que nenhuma criança fique fora da creche em 2026.

Segundo o prefeito, creche é um direito que será respeitado integralmente em Maricá.

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Destaques

STF libera construção do Porto de Jaconé e obras começam em maio

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Prefeito anuncia lançamento da pedra fundamental para o dia 26

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou o último recurso que impedia a construção do Porto de Jaconé, em Maricá. Com a decisão, o projeto finalmente poderá sair do papel. O anúncio foi feito com entusiasmo pelo prefeito de Maricá, que afirmou ter recebido a notícia enquanto ainda estava a bordo de um avião.

“Vamos começar as obras! No dia 26 de maio, vamos lançar a pedra fundamental do novo porto do Brasil, aqui em Maricá”, declarou.

O porto está previsto para ser um dos maiores terminais portuários do país e será responsável por conectar Maricá ao comércio marítimo nacional e internacional, com geração de empregos e desenvolvimento econômico para toda a região.

O empreendimento vinha sendo alvo de ações judiciais por questões ambientais, mas com a decisão do STF, todas as barreiras jurídicas foram superadas.

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STF encaminha disputa dos royalties do petróleo entre Maricá, Niterói, Rio e demais cidades para tentativa de acordo

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Decisão busca conciliação entre municípios que recebem e os que pleiteiam maior fatia dos recursos

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o envio da ação judicial sobre a redistribuição dos royalties do petróleo para o Núcleo de Solução Consensual de Conflitos, na tentativa de alcançar um acordo entre as prefeituras envolvidas. A ação é movida por São Gonçalo, Magé e Guapimirim, que alegam critérios injustos na divisão dos recursos e querem uma nova partilha.

Atualmente, Maricá, Niterói e Rio de Janeiro concentram juntos cerca de R$ 7 bilhões anuais em royalties, enquanto os três municípios demandantes recebem apenas R$ 400 milhões. Com a revisão, esse valor poderia saltar para R$ 1,5 bilhão.

A condução do caso foi assumida pelo ministro Edson Fachin, após o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, se declarar impedido. As cidades que concentram os recursos se mostraram abertas à audiência de conciliação, mas o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, demonstrou ceticismo sobre um possível acordo.

“Propomos a criação de um fundo de apoio, sem mexer na legislação”, afirmou Rodrigo Neves nas redes sociais.

A pauta também foi discutida na Alerj, onde o deputado Vitor Junior sugeriu um programa estadual de assistência aos municípios vizinhos aos produtores, enquanto o deputado Júlio Rocha defendeu abertamente a redistribuição.

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O prefeito do Rio, Eduardo Paes, sinalizou apoio à mudança, mas a Procuradoria Geral do Município manifestou-se contra a revisão. O mesmo ocorreu com Niterói, que afirmou que a proposta fere a legislação vigente.

Com a ação agora sob mediação, resta saber se será possível um consenso ou se o caso voltará à pauta de julgamento do STF.

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