Maricá
Prefeitura registra mais de 1.500 voos no Aeroporto de Maricá em 2022

Desde janeiro, 7.253 passageiros passaram pelo terminal, que teve suas atividades ampliadas com início da operação offshore. A Prefeitura de Maricá registrou, até 12 de julho de 2022, um total de 1.503 voos (758 decolagens e 745 pousos) e 7.253 passageiros no aeroporto do município, administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). O aeroporto faz voos regionais e executivos desde agosto de 2021 e ampliou suas atividades com o início das operações offshore, em março de 2022. Atualmente, são operados voos diurnos e noturnos por instrumentos (IFR – Instrumental Flight Rules), que permite decolagens, aproximações e pousos mesmo com pouca visibilidade; e voos no visual (VFR – Visual Flight Rules), que é a operação de aeronave de acordo com as regras de aviação.
“O crescimento nas operações, em 2022, ocorreu devido ao Aeroporto de Maricá ter regulado sua Waypoint (Aerovia) para as plataformas da bacia de Santos (SP). Antes, somente Jacarepaguá, Macaé e Cabo Frio possuíam esse ponto de referência. Atribuído a isso, nosso tarifário é super competitivo, o que agrega valor a operação, uma vez que, para as empresas de táxi aéreo, a economicidade no abastecimento é um ponto forte, pois o Aeroporto de Maricá está de frente para a Bacia de Santos, reduzindo as milhas náuticas da operação e os custos para as empresas”, analisa a diretora de Operações do Aeroporto, Marta Magge.
Para o segundo semestre, a expectativa é que esse número aumente ainda mais. “Maricá será a base offshore para a plataforma de Búzios, que hoje é a que mais extrai petróleo”, adianta Marta Magge. Estrutura: O Aeroporto de Maricá possui um pátio de aeronaves com mais de 11 mil metros quadrados, quatro hangares com infraestrutura sustentável de eletricidade e internet e sete posições de parada para aeronaves de médio porte.
Além da classificação SBMI (lançada nas cartas de navegação aérea), o terminal dispõe de estação meteorológica, rádio incluída no ciclo de aeroportos, sendo homologada como Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) e passou pela inspeção para implantação do RNAV (da sigla em inglês Required Navigation, que é a operação de aeronaves em “caminho de voo” específico, com garantia de monitoramento contínuo da posição). Entre as rotas estratégica estão: os Hospitais Municipais Conde Modesto Leal (1km) e Ernesto Che Guevara (5km), Hospital Estadual Azevedo Lima (39km), Aeroporto Santos Dumont (58 km), Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (65km), Comperj (33km) e Bacia de Santos (200km).
Destaques
Segurança em ação: Secretaria de Segurança Cidadã recupera motocicleta furtada com apoio de câmeras inteligentes

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Segurança Cidadã, segue demonstrando os resultados positivos dos investimentos em tecnologia e integração das forças de segurança no município. Na noite de quinta-feira (12/06), uma motocicleta furtada foi recuperada com o auxílio das câmeras inteligentes do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
O veículo, que havia sido furtado no bairro Flamengo, foi identificado pelas câmeras inteligentes do sistema de monitoramento da cidade. A partir do alerta emitido pelo Ciosp, agentes do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) rapidamente se deslocaram para a região indicada e realizaram a abordagem de um casal que trafegava com a moto.
A motocicleta foi apreendida no local, e o casal foi encaminhado à 82ª Delegacia Policial (DP) para registro da ocorrência. Posteriormente, o condutor foi conduzido à Delegacia Central de Flagrantes (76ª DP), onde permaneceu preso.
A atuação eficiente reforça a importância das câmeras de vigilância urbana aliadas ao trabalho das forças de segurança locais. O Ciosp tem sido um dos principais pilares da estratégia de prevenção e combate ao crime, permitindo respostas mais ágeis e eficazes.
A Secretaria de Segurança Cidadã segue comprometida com a proteção da população, integrando tecnologia, inteligência e ação rápida para garantir mais tranquilidade aos moradores de Maricá.
Maricá
Guarda Municipal realiza ação de Ronda Escolar e interage com alunos no Centro

Projeto promove segurança e conscientização em ambiente escolar
Nesta segunda-feira (09/06), o Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Municipal, em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu uma ação de integração e prevenção com os alunos da Escola Municipal Professora Marília Sousa da Silva Nunes, no Centro de Maricá
A iniciativa reforça o compromisso de oferecer um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, com reforço ao patrulhamento e presença preventiva nas unidades de ensino e seu entorno. Entre as ações, destacam-se conversas sobre direitos e deveres, baseadas em legislações como o ECA, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e a Declaração Universal dos Direitos Humanos
“Promover um ambiente seguro para que a escola seja aproveitada com tranquilidade”, explicou a Prefeitura ao destacar a importância da Ronda Escolar
Com atividades educativas e preventivas, o Grupamento contribui para que alunos e profissionais da escola se sintam mais protegidos e valorizados, fortalecendo o vínculo entre a comunidade escolar e os agentes de segurança.
Destaques
Maricá realiza campanha de incentivo à doação de leite materno no Centro Materno Infantil
21A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (19/05) uma mobilização especial no Centro Materno Infantil, no Centro da cidade, em alusão ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano.
A ação reuniu lactantes, gestantes e profissionais de saúde, com palestras, orientações e serviços como vacinação BCG e triagem neonatal em recém-nascidos.
A nutricionista Jaqueline Gomes abriu os trabalhos com uma palestra sobre os benefícios do aleitamento materno para o desenvolvimento infantil. Já a pediatra Claudia Paiva Gonçalves abordou a importância da doação de leite para bebês prematuros, que muitas vezes dependem desse alimento vital para sobreviver.
“O apoio e incentivo ao aleitamento materno é um foco da nossa gestão”, destacou o secretário de Saúde, Marcelo Velho. “Incentivamos que a população se una a essa corrente, doando e fortalecendo a vida dos pequenos e pequenas internadas em UTIs neonatais da região.”
No local funciona uma sala de coleta de leite humano, vinculada ao Banco de Leite do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), em Niterói. O espaço também oferece suporte para mães com dificuldades na amamentação, como problemas de “pega” ou baixa produção de leite.
A coleta é feita mediante agendamento via WhatsApp: (21) 2637-3395.
“Doar leite materno é um ato de amor que salva vidas. Além de alimentar, protege contra doenças e fortalece o vínculo entre mãe e bebê”, reforçou a nutricionista Jaqueline Gomes.
-
Destaques1 ano atrás
Homem Morre Após Ser Confundido com Assaltante e Brutalmente Agredido no Bairro do Boqueirão
-
Maricá3 anos atrás
Vídeo exclusivo dos criminosos invadindo Bairro da amizade
-
Destaques3 anos atrás
Alunos da Universidade Vassouras pedem um posicionamento da direção
-
Destaques3 meses atrás
Mãe denuncia mediadora por maus-tratos e preconceito contra aluno autista em escola de Maricá
-
Maricá3 anos atrás
Guerra entre facções assusta moradores
-
Turismo3 anos atrás
Pontos Turísticos: Monumento Mesa dos Imortais
-
Maricá3 anos atrás
Matricula inteligente está aberta para o ano letivo de 2023
-
Turismo3 anos atrás
Pontos Turísticos: Praia da Pinta Negra
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar