Destaques
Defesa do Consumidor autua três estabelecimentos por armazenamento irregular de alimentos em diferentes pontos da cidade

Inspeções foram realizadas pelas equipes do Procon-Maricá com base nas denúncias recebidas de consumidores
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor, autuou três estabelecimentos comerciais, entre segunda (02/01) e quarta (04/01), por armazenamento de alimentos de forma incorreta no Centro, São José de Imbassaí e Itaipuaçu. As equipes do Procon-Maricá realizaram inspeções com base nas denúncias recebidas de consumidores.
A maior quantidade descartada foi em um supermercado no Centro, onde foram encontrados aproximadamente 85 quilos de alimentos sem procedência, mal acondicionados ou fora da validade. Outra irregularidade encontrada foi a dificuldade na emissão de nota fiscal para pessoas jurídicas. A loja foi autuada e será fiscalizada novamente para averiguação das adequações solicitadas.
Outra autuação ocorreu em uma lanchonete que fica às margens da rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), em São José de Imbassaí, onde foram descartados 7,5 litros de milk-shake armazenados de forma incorreta. A mesma situação foi observada em uma padaria no Recanto de Itaipuaçu, onde alguns produtos já estavam deteriorados e cerca de 1,5 quilo de alimentos impróprios para consumo foram descartados. O estabelecimento também foi autuado.
Fiscalização de irregularidade em unidade escolar
As equipes do Procon-Maricá foram acionadas após denúncia de irregularidades em uma escola de Itaipuaçu que anunciou nas redes sociais o fechamento da unidade alegando baixa procura. Porém, já havia uma quantidade de alunos matriculados e que deverão ser indenizados. Após denúncia, a escola foi notificada para prestar esclarecimentos.
“O colégio cobrou o valor da matrícula e taxa de rematrícula e no mês de dezembro, após diversos pais e responsáveis já terem pago, disseram que vão fechar a unidade. Eles disseram que vão reembolsar, porém vamos acompanhar de perto, até pelo fato dos alunos já terem comprado o material que seria utilizado no próximo ano letivo. Eles têm um prazo para apresentar ao Procon os esclarecimentos e possíveis soluções para os fatos denunciados”, explicou o coordenador da fiscalização do órgão, Marcus Sampaio, lembrando que a instituição poderá ainda ser multada.
Instalação de uma nova sede em 2023
O secretário Felipe Paiva fez uma avaliação positiva do trabalho da pasta e também elencou objetivos para 2023. A primeira mudança no ano novo é a instalação de uma nova sede no Parque Eldorado. Atualmente, a secretaria funciona no prédio dos Serviços Integrados Municipal (SIM), no Centro. De acordo com Paiva, essa nova sede será inteiramente informatizada e poderá receber denúncias em tempo real.
“Hoje, o Procon-Maricá é referência nacional. Tivemos fiscalizações bem sucedidas, campanhas meritórias, diversos acordos de cooperação técnica celebrados e a busca incessante em manter a balança da relação de consumo equilibrada, entre fornecedor e consumidor. Essas ações, a seriedade e o amor em fazer o bem são marcas genuínas da gestão eficiente da pasta. O novo ano será marcado também pela qualificação da mão de obra com cursos, palestras e treinamentos serão ofertados a nossa população. Essa eficiência é a marca da gestão do prefeito Fabiano Horta”, destacou Felipe Paiva.
Destaques
Maricá realiza campanha de incentivo à doação de leite materno no Centro Materno Infantil
21A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (19/05) uma mobilização especial no Centro Materno Infantil, no Centro da cidade, em alusão ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano.
A ação reuniu lactantes, gestantes e profissionais de saúde, com palestras, orientações e serviços como vacinação BCG e triagem neonatal em recém-nascidos.
A nutricionista Jaqueline Gomes abriu os trabalhos com uma palestra sobre os benefícios do aleitamento materno para o desenvolvimento infantil. Já a pediatra Claudia Paiva Gonçalves abordou a importância da doação de leite para bebês prematuros, que muitas vezes dependem desse alimento vital para sobreviver.
“O apoio e incentivo ao aleitamento materno é um foco da nossa gestão”, destacou o secretário de Saúde, Marcelo Velho. “Incentivamos que a população se una a essa corrente, doando e fortalecendo a vida dos pequenos e pequenas internadas em UTIs neonatais da região.”
No local funciona uma sala de coleta de leite humano, vinculada ao Banco de Leite do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), em Niterói. O espaço também oferece suporte para mães com dificuldades na amamentação, como problemas de “pega” ou baixa produção de leite.
A coleta é feita mediante agendamento via WhatsApp: (21) 2637-3395.
“Doar leite materno é um ato de amor que salva vidas. Além de alimentar, protege contra doenças e fortalece o vínculo entre mãe e bebê”, reforçou a nutricionista Jaqueline Gomes.
Destaques
Shows de aniversário de Maricá reúnem multidões em Itaipuaçu com segurança e organização

O primeiro final de semana de celebrações pelos 211 anos de Maricá atraiu milhares de pessoas à orla de Itaipuaçu. Entre os dias 16 e 18 de maio, a população curtiu shows de grandes nomes da música brasileira, como Jorge Aragão, Elba Ramalho e o Grupo Fundo de Quintal.
Para garantir a tranquilidade dos festejos, a Prefeitura de Maricá mobilizou uma grande força-tarefa com as secretarias de Segurança Cidadã, Trânsito, Defesa Civil, Assistência Social, Serviços Públicos e a Empresa Pública de Transportes (EPT).
A Guarda Municipal e o Proeis atuaram com patrulhamento preventivo e controle de acesso. A Defesa Civil esteve presente em pontos estratégicos, enquanto a Secretaria de Assistência Social promoveu a identificação de crianças para prevenção de perdas.
No transporte, a EPT disponibilizou 40 linhas extras para atender a demanda, garantindo mobilidade e conforto aos visitantes.
Na limpeza, o destaque foi o trabalho do projeto Praia + Limpa, com equipes atuando nas noites de sexta a domingo. As ações se somaram à rotina das equipes de conservação dos bairros e da orla.
“Com planejamento, conseguimos proporcionar um fim de semana de shows com segurança, limpeza e organização. Maricá está mostrando sua força como polo turístico e cultural do estado do Rio de Janeiro”, destacou a Prefeitura em nota.
Destaques
Prefeito anuncia fim da fila de espera por creches em Maricá

Meta é garantir vagas para todas as crianças até 2026
A Prefeitura de Maricá deu início a um ambicioso plano para zerar a fila de espera por vagas em creches no município. Atualmente, cerca de 1.300 crianças aguardam por uma oportunidade na educação infantil, mas o prefeito garantiu que isso está prestes a mudar.
“Não vamos ter criança sem creche em Maricá! Já determinei ao meu time na prefeitura que inicie o processo de desapropriação de imóveis para a criação de novas unidades”, afirmou.
A meta estabelecida pela gestão municipal é clara: até o fim de 2025, todas as medidas necessárias devem estar tomadas, para que nenhuma criança fique fora da creche em 2026.
Segundo o prefeito, creche é um direito que será respeitado integralmente em Maricá.
-
Destaques1 ano atrás
Homem Morre Após Ser Confundido com Assaltante e Brutalmente Agredido no Bairro do Boqueirão
-
Maricá3 anos atrás
Vídeo exclusivo dos criminosos invadindo Bairro da amizade
-
Destaques3 anos atrás
Alunos da Universidade Vassouras pedem um posicionamento da direção
-
Destaques3 meses atrás
Mãe denuncia mediadora por maus-tratos e preconceito contra aluno autista em escola de Maricá
-
Maricá3 anos atrás
Guerra entre facções assusta moradores
-
Turismo3 anos atrás
Pontos Turísticos: Monumento Mesa dos Imortais
-
Maricá3 anos atrás
Matricula inteligente está aberta para o ano letivo de 2023
-
Turismo3 anos atrás
Pontos Turísticos: Praia da Pinta Negra
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar